quinta-feira, 21 de julho de 2011

Crepúsculo

Fala pulga: Os livros da série "Crepúsculo", por algum motivo desconhecido, são estereotipados por aqueles que não os leram. Lí o primeiro volume bem antes do filme ser lançado. Antes de alcançar o tão elevado número de fãs que tem hoje. E posso dizer que a série tem muito conteúdo. Bom, eu sou suspeito pra falar, afinal me sinpatizo com hematófagos como eu. Mas a história é boa e prende a atenção do leitor. A autora foi criativa com as qualidades que deu aos seus vampiros, apesar de serem essas qualidades a razão para tanta crítica absurdas. Se ela quer que a pele do vampiro pareça milhares de minúsculos diamantes ao invés de queimar quando entra em contato com os raios solares, qual é o problema? Se ela acha que um vampiro pode ser ético e moral o bastante para tentar controlar sua sede e se alimentar só de animais, qual é o problema? Se ela quer que os lobisomens não sejam lobisomens e sim metamorfos - fato explicado em "Amanhecer" - , repito: qual o problema? O livro é dela, a estória e seus personagens foram criados por ela, e ela os escreve como bem quiser. Outra coisa que ficou ótima são as capas dos livros. Todas com o mesmo padrão e cheias de significados, dão um show.
   Particularmente, o segundo livro, Lua Nova, foi o que eu mais gostei. Neste, Edward sai um pouco de cena dando espaço para o Jacob aparecer. O que foi ótimo porque o Edward dos livro é meloso e cheio de "Eu te amo, mas não posso ficar com você senão vou te machucar e blablabla", enquanto Jacob (ou Jake) tem mais atitude e luta contra tudo pra ficar com a Bella. Já o terceiro livro, Eclipse, foi o que menos me cativou. Acontece várias coisas interessantes, mas achei cansativo. O quarto volta a vicar bom, mas achei que terminou muito cedo. Não que quatro livros não sejam suficientes, principalmente considerando o tamanho do quarto, mas ficou algumas pontas soltas. Ainda tinha espaço para mais um ou dois capítulos. Ou ao menos um epílogo, mostrando a Renesmee já crescida.


LIVRO VS FILME
   É óbvio que os produtores não imaginaram o tamanho do sucesso que Crepúsculo faria, pois o primeiro filme foi bom, porém um tanto fraco nos investmentos. Já a produção do segundo, baseado nas repercursão do primeiro, teve um investimento muito maior. Destaque especial para a transformação dos lobos, que ficaram excelentes. O primeiro filme (Crepúsculo) foi lançado em 2008 com o roteiro do primeiro livro. Após esse foram adaptados também o segundo e terceiro (Lua Nova e Eclipse). O quarto livro, Amanhecer, será dividido em dois filme - boa decisão, pois o livro tem muitos detalhes que os fãs querem ver na telona - e a primeira será lançada em novembro de 2011. Os filmes tem Robert Pattinson no papel do vampiro Edwart, Kristen Stewart como a humana Bela e Taylor Lautner interpretando o lobo Jacob. Como acontece com toda adaptação, os filmes não possuem todas as passagens dos livros, mas são muito bons e recomendo.



CREPÚSCULO
Autora: Stephenie Meyer
Sinopse: Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.


LUA NOVA
Autora: Stephenie Meyer
Sinopse: Para Bella Swan, há um coisa mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado. Edward já resgatara Bella das garras de um monstro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando... Legiões de leitores que ficaram em transe com o best-seller Crepúsculo estão ávidos pela seqüência da história de amor de Bella e Edward. Em Lua nova, Stephenie Meyer nos dá outra combinação irresistível de romance e suspense com um toque sobrenatural. Apaixonante e cheia de reviravoltas surpreendentes, essa saga de amor e vampiros segue rumo à imortalidade literária.



ECLIPSE
Autora: Stephenie Meyer
Sinopse: Enquanto Seattle é assolada por uma sequênncia de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de outros perigos. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob ? uma opção que tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura, Bella vive mais um dilema: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas?


AMANHECER
Autora: Stephenie Meyer
Sinopse: Estar irrevogavelmente apaixonada por um vampiro é tanto uma fantasia como um pesadelo, costurados em uma perigosa realidade para Bella Swan. Empurrada em uma direção por sua intensa paixão por Edward Cullen, e em outra por sua profunda ligação com o lobisomem Jacob Black, ela resistiu a um tumultuado ano de tentação, perda e conflito até o momento da decisão definitiva. A escolha entre fazer parte do obscuro, mas sedutor, mundo dos imortais ou permanecer vivendo como humana se tornou o marco que poderá transformar o destino dos dois clãs: vampiros e lobisomens. Isso pode significar a destruição. Para todos. Para sempre.


A BREVE SEGUNDA VIDA DE BREE TANNER
Autora: Stephenie Meyer
Sinopse: Pela primeira vez Stephenie Meyer oferece aos fãs uma nova perspectiva do universo de "Crepúsculo". Na voz de Bree Tanner, uma jovem vampira integrante do violento exército de recém-criados que assola a cidade de Seattle no terceiro volume da série, "Eclipse", somos apresentados ao lado sombrio da saga. Bree vive nas trevas, sedenta por sangue. Não conhece sua verdadeira natureza e não pode confiar nos de sua espécie. Sua breve história acompanha a semana que antecede o confronto definitivo entre os recém-criados e os Cullen - a última semana de sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário